Menopausa e Secura Vaginal

A secura vaginal é uma das grandes preocupações da mulher na menopausa, consistindo na diminuição ou ausência da lubrificação natural da vagina e a mucosa da vulva / vagina / uretra se torne mais adelgaçada, frágil, pálida, graças à queda nos níveis de estrogênio no organismo. Chamamos tecnicamente de síndrome genito-urinária, um termo mais recente, englobando as alterações genitais e urinárias dessa fase, pois já se sabe que esse ressecamento pode estar associado com urgência para urinar, incontinência e infecções urinárias de repetição.

Todos os sintomas descritos acima interferem muito na vida sexual causando perda em qualidade de vida, e em casos extremos, fazendo com que muitas mulheres deixem de se relacionar sexualmente.

Estima-se que quase 50% de mulheres sejam acometidas por algum dos sintomas que compõe essa síndrome, que ao contrário dos calorões, tendem a somente piorar com o passar do tempo.

O melhor tratamento para esses casos consiste no tratamento tópico com cremes com estrogênio. E a boa notícia é que também já existem hidratantes vaginais sem hormônios, para aquelas pacientes que tem contraindicação ao uso, como por exemplo pacientes com câncer de mama. Caso não haja melhora, o laser vaginal tem sido realizado com resultados promissores.

Atualmente, há interesse crescente por intervenções com objetivo de rejuvenescer e combater a flacidez e a atrofia na região genital. Por isso, agende a consulta com seu ginecologista para conhecer as possibilidades de tratamento.

Fale com a FEMMINILE
Enviar mensagem, via whatsapp